sábado, 2 de agosto de 2008

Pergunta um tanto "espinhosa"

Raquel Ribeiro pergunta:

A paz do Senhor!

Sou uma jovem cristã e, como todos os jovens, tenho várias dúvidas e curiosidades sobre a Bíblia. A leitura de seu livro tem me auxiliado bastante. Quando um versículo é citado no texto do livro às vezes vem acompanhado da sigla ARA. O que significa isso? E o que era realmente o espinho na carne do apóstolo Paulo?

Muito Obrigada!

Pastor Ciro responde:

Prezada Raquel,

Sua pergunta foi escolhida para inaugurar este novo blog! Sei que já faz muuuito tempo que você me enviou essa pergunta, e é possível que já tenha obtido respostas para ela. Mas eu resolvi respondê-la a fim de ajudar outras pessoas que podem ter dúvidas semelhantes. Ah, fiquei muito feliz ao saber que uma das minhas obras tem ajudado você em seus estudos bíblicos.

Bem, comecemos pela parte “espinhosa” da sua pergunta... Sempre houve especulações acerca do espinho que o apóstolo Paulo recebeu para que não se exaltasse. Dizem que era uma enfermidade, uma tentação, etc. Mas a Palavra do Senhor não apresenta muitos detalhes, a não ser que o tal espinho era “... um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de me não exaltar” (2 Co 12.7). Quem era esse mensageiro e como, de fato, agia? Frank M. Boyd disse: “Não adianta especular quanto à natureza deste ‘espinho’ (ou estaca). O Senhor achou por bem não removê-lo. Mas a experiência serviu de ensejo para manifestar a sua graça...” (Cartas aos Coríntios, CPAD, p.123).

Quanto à sigla ARA, ela indica que uma passagem citada deve ser conferida, preferencialmente, na versão Almeida Revista e Atualizada, isto é, ARA. Isso porque, em alguns casos, essa versão é mais clara quanto ao sentido contido no original. Quase todas as versões bíblicas são mencionadas mediante siglas, especialmente em livros destinados ao ministério ou a seminaristas. ARA diz respeito à versão preparada por João Ferreira de Almeida, posteriormente revista e atualizada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Há várias siglas que identificam versões das Escrituras, como LXX (Septuaginta), versão grega famosa do Antigo Testamento; ARC (Almeida Revista e Corrigida); KJV (King James Version), versão inglesa do rei Tiago; NVI (Nova Versão Internacional), etc. Um livro que pode ajudá-la, e muito, no estudo sobre versões da Bíblia é A Bíblia Através dos Séculos, de Antonio Gilberto (CPAD).

Em Cristo,

CSZ