quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Devemos batizar somente em nome de Jesus?

Joserley Oliveira Bezerra pergunta:

Irmão Ciro, que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja em você. Li o seu livro Erros que os Pregadores Devem Evitar e concordei com o seu conteúdo. Por isso, venho lhe pedir que me tire algumas dúvidas sobre assuntos bíblicos. Por que os apóstolos batizavam “em nome de Jesus”, e não em nome das três Pessoas da Trindade?
Certo de que serei atendido nesta e em outras oportunidades, venho desde já agradecer-lhe pela atenção.
Cajazeiras-PB

Pastor Ciro responde:

Amador Joserley,

A paz do Senhor!

Fiquei imensamente feliz em saber que o irmão gostou do conteúdo de uma de minhas obras. Recebi as suas três perguntas e respondo aqui uma delas. Fique atento, pois, em breve, publicarei outras respostas.

As igrejas em que se aplica o batismo em águas somente em nome de Jesus dizem que obedecem à Palavra de Deus e seguem aos exemplos dos apóstolos. Na verdade, tal maneira de se batizar decorre do sistema de interpretação por elas adotado, que é o pentecostalismo da unicidade ou o unicismo. Os seguidores desse movimento se opõem à Trindade e, por isso, ignoram a fórmula batismal ensinada pelo próprio Senhor Jesus Cristo: “... batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

Nos argumentos empregados pelos pentecostais da unicidade para negar a Trindade vemos uma tentativa de fazer prevalecer a lógica humana. E o fato de afirmarem que os apóstolos batizavam somente em nome de Jesus, e não conforme Mateus 28.19, demonstra total falta de conhecimento do contexto da Palavra de Deus e oposição ao próprio Senhor Jesus, a quem dizem honrar acima de tudo. Afinal, se Jesus deixou-nos a fórmula batismal trinitária, em nome da Trindade, por que essa tentativa de usar a própria Bíblia para opor-se à ordenança do Deus Filho?

Como explicar o fato de o livro de o Atos não mencionar a fórmula trinitária para o batismo em águas? Vemos, no Novo Testamento, que tudo o que os apóstolos fizeram foi na autoridade do nome de Jesus (Mc 16.15-20; 1 Co 2.1-5). Pregavam, ensinavam, curavam, expulsavam demônios, batizavam, tudo em nome de Jesus, isto é, na autoridade do nome do Senhor Jesus (At 3.6; 4.7-10; 16.18).

Segue-se que a declaração de Pedro, em Atos 2.38, “... cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” não nos autoriza a rejeitar a fórmula que o próprio Senhor Jesus ordenou. Por isso, em Colossenses 3.17, está escrito: “E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Conclui-se, pois, que a declaração apostólica “em nome de Jesus Cristo” equivale a “pela autoridade de Jesus Cristo”. Ademais, quem somos nós para revogar o que o Senhor Jesus disse em Mateus 28.19?

Para saber mais sobre a doutrina da Trindade leia este artigo:
A voz do Bom Pastor e a “voz da verdade”

Em Cristo,

CSZ