sábado, 2 de agosto de 2008

O que significa a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”?

Souza Pereira pergunta:

É muito bom saber que ainda existe homens que não se cansaram da sã doutrina. Eu mesmo, como evangelista, cometi absurdos que o seu livro relata, como “O cair é do homem, e o levantar é de Deus”, “Quem não vem pelo amor vem pela dor”, mas graças a Deus que Ele corrige seus filhos. Eu não resisto ao Espírito; recebo de coração a correção, pois não sou muito de oba-oba; não quero ser um animador de auditório.
Tenho uma dúvida. Em Apocalipse diz que a Besta e o Falso Profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre. Depois do Milênio, quando Satanás for solto por um curto período de tempo, Deus lançará o Diabo no lago de fogo e enxofre. A morte e o inferno também serão lançados no lago de fogo e enxofre. No seu livro você diz que o inferno não foi inaugurado e que o Anticristo (Besta) e o Falso Profeta irão inaugurá-lo. Afinal, por que o inferno vai ser lançado no lago de fogo? Como ele pode ser lançado nele mesmo?

Pastor Ciro responde:

Caro irmão Souza,

A paz do Senhor!

Muito me alegrei com as suas autocrítica e sensibilidade aos impulsos do Espírito Santo. Essas são qualidades verificadas em obreiros verdadeiramente chamados por Deus, pois só resistem ao Espírito aqueles que desejam andar segundo os seus próprios desejos, e não conforme a vontade do Pai celestial (2 Tm 4.10; Mt 7.21-23).

Suas perguntas ensejam uma looonga explicação, mas procurarei ser sucinto. Em primeiro lugar, o irmão deve estudar um pouco mais sobre a palavra “inferno”, que, no texto sagrado, varia de significado de acordo com o seu étimo e o seu contexto. Há três lugares distintos que a versão em português da Bíblia chama de “inferno”: o Sheol ou Hades (um lugar intermediário onde os mortos ímpios permanecem na condição alma+espírito); o Tártaro (onde alguns anjos decaídos estão aprisionados); e o Inferno final, definitivo, o Inferno propriamente dito. Estude Lucas 16, Apocalipse 6, Judas e 2 Pedro.

O Inferno final, definitivo, é conhecido como Geena (Mt 10.28, gr.), se bem que, em Mateus 25.41,46, Jesus não empregou o termo geena, e sim duas expressões equivalentes: “fogo eterno” (gr. pur to aiõnion) e “tormento eterno” (gr. kolasin aiõnion). Estes correspondem também ao Lago de Fogo (gr. limnem ton purós), mencionado em Apocalipse 20.15, etc. A Besta (Anticristo) e o Falso Profeta (Segunda Besta) — no fim da Grande Tribulação —, e o Diabo, depois do Milênio, serão lançados no Inferno final, que ainda não foi inaugurado.

Mas a sua pergunta mais difícil é quanto à menção de que a morte e o inferno serão lançados no Inferno, a qual tentarei responder objetivamente. Em Apocalipse 20.13 está escrito que o mar dará os mortos que nele há. E Jesus também afirmou que “vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo 5.28). Onde quer que estiverem, os pecadores ressuscitarão para comparecer diante do Trono Branco. A morte (gr. thanatos) e o inferno (gr. hades) darão os seus mortos, os quais, após o Juízo Final, serão lançados no Lago de Fogo (Ap 20.13,14).

O vocábulo “morte”, na passagem em análise, tem sentido figurado; trata-se de uma metonímia (figura de linguagem expressa pelo emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade), numa alusão a todos os corpos de ímpios, oriundos de todas as partes da Terra, seja qual for a condição deles. Há pessoas cujos corpos são cremados; outras morrem em decorrência de grandes explosões, etc. Todas terão os seus corpos reconstituídos para que, em seu estado tríplice (cf. 1 Ts 5.23), compareçam perante o Justo Juiz.

No entanto, para que alguém compareça ao julgamento em seu estado pleno — espírito, alma e corpo —, estes elementos terão de ser reunidos. Daí a ênfase de que “a morte” e também “o inferno” darão os seus mortos. O termo “inferno” em Apocalipse 20.14 é hades, também empregado de forma metonímica. Ou seja, assim como a “morte” dará o corpo, o Hades dará a parte que não está neste mundo físico, isto é, alma+espírito.

Segue-se que a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” denota que os corpos e as almas dos perdidos — os quais sairão do lugar onde estavam para serem reunidos na “segunda ressurreição”, a da condenação (Jo 5.29b) —, depois de ouvirem a sentença do Justo Juiz, serão lançados no Inferno propriamente dito, o Lago de Fogo.

Portanto, a frase, posto que figurada, relaciona-se com o que o Senhor Jesus disse em Mateus 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [gr. geena] tanto a alma como o corpo” (ARA). Em outras palavras, depois do Juízo Final, as almas e os corpos dos ímpios, reunidos, serão lançados no Geena, o Inferno final, definitivo.

Para se aprofundar no assunto, leia O Calendário da Profecia, de Antonio Gilberto, Apocalipse, de Stanley Horton, ambos da CPAD, e Teologia Sistemática Pentecostal, a ser lançado pela CPAD. Tive o privilégio de ser o editor-assistente dessa obra e o autor do capítulo sobre escatologia.

Em Cristo,

CSZ