quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Podemos falar com Deus face a face?

Mari Fernandes pergunta:

A paz, pastor Ciro! Tudo bem? Minha dúvida é a seguinte: Deuteronômio 5.4 diz que “Face a face o Senhor falou conosco...”, mas a própria Bíblia não diz que Moisés não suportou a glória de Deus? Tenho certeza de que o senhor irá me ajudar. Como estudante assídua da Palavra, admiro muito a forma como o senhor desmascara as mentiras dos últimos tempos.

Obrigada!

Pastor Ciro responde:

Prezada Mari, a paz do Senhor! Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Uma coisa é falar com Deus face a face, e outra, bem diferente, é vê-lo face a face, em glória, e fixar o olhar nEle. Vemos claramente essa diferença em Êxodo 33. No versículo 11 está escrito: “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo...”, mas, no versículo 20, o Senhor disse a Moisés: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (grifos meus).

No Novo Testamento, também vemos que João, o apóstolo, ao ser arrebatado em espírito, na Ilha de Patmos, não suportou fixar os olhos no Senhor Jesus glorificado. Por isso, disse: “E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último” (Ap 1.17).

Em resumo, podemos sentir a presença do Senhor, falar com Ele face a face, em oração (Jr 33.3; 29.13; 2 Cr 7.14,15), mas, no nosso atual estado, não podemos fixar o olhar no Cristo glorioso. Isso só será possível depois do Arrebatamento da Igreja, quando os nossos corpos mortais forem transformados (Fp 3.20,21; 1 Co 15.51-54), pois “... sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1 Jo 3.3, grifo meu).

Em Cristo,

CSZ