terça-feira, 12 de agosto de 2008

Nem todo pregador é profeta

Vanessa, 21 anos, pergunta:

Paz do Senhor, pastor!

O que nós temos hoje são pessoas cheias do Espírito que têm o dom de profecia e entregam mensagens específicas para a Igreja exortando, consolando ou edificando, e ministros da Palavra que são profetas, pois o Senhor fala através deles com a Igreja? Então, quer dizer que todo pregador é profeta? E só é profeta quem prega? E o que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 14.32 quando falou que os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas? E esse negócio de atos proféticos, intercessão profética, adoração profética, etc.?

Deus abençoe!

Pastor Ciro responde:

Olá, Vanessa!

O que é preciso ficar claro é que o dom de profecia está à disposição da Igreja de Cristo, mas só há manifestação desse dom onde há compreensão correta da doutrina dos dons espirituais e pessoas preparadas para serem usadas por Deus, como ocorria nas igrejas neotestamentárias (At 13.1-3; 1 Co 1.7). Todos os servos do Senhor podem buscar esse dom, não sendo exclusividade de certos privilegiados (1 Co 14.1).

Mas me parece que a sua principal dificuldade é quanto ao ministério profético (1 Co 12.28,29). Você me pergunta se todo pregador é profeta. É claro que não! Quando falamos em pregador, à luz da Bíblia, em certo sentido todos os crentes devem pregar o evangelho (Mc 16.15-18). Por outro lado, há o pregador chamado por Deus, especificamente para ser um arauto, um proclamador do evangelho, como o apóstolo Paulo, que aliás teve um chamamento tríplice: “Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios, na fé e na verdade” (1 Tm 2.7).

Nem todos os pregadores com chamadas específicas são profetas. Uns são evangelistas, por exemplo:
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Ef 4.11). Os pregadores-evangelistas pregam o evangelho com intrepidez e têm poder de convencimento, mas não são pregadores-profetas. Estes, ao discorrerem sobre a Palavra de Deus, transmitem mensagens proféticas específicas da parte do Senhor.

Você também me pergunta se só é profeta quem prega. Excentuando-se as pessoas usadas por Deus com o dom de profecia, que são chamadas no Novo Testamento de profetas (1 Co 14.29), o outro tipo de profeta é, sim, um pregador, um ministro do evangelho, dado por Deus à Igreja “... para obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4.12,13).

Sua última pergunta:
O que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 14.32, quando falou que os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas? Ele quis dizer que devemos ter autocontrole. Os dons são produzidos sobrenaturalmente pelo Espírito Santo, mas nós não perdemos a consciência ou a razão, nem temos a nossa personalidade suprimida no momento da transmissão da profecia. Por mais poderosa que seja uma mensagem profética, podemos transmiti-la de maneira sóbria, sem excessos, pois o culto coletivo deve ter ordem e decência (1 Co 14.37-40).

Quanto a atos proféticos, intercessão profética, adoração profética, unção profética, dança profética, mover profético, ato profético, etcétera e tal, isso tudo são modismos da atualidade, usados, em muitos casos, por alguns líderes de denominações para conquistar mais e mais adeptos. A “simplicidade do evangelho” (2 Co 11.3) não dá muito “ibope”. Por isso, alguns têm preferido recorrer a atrativos e estratégias.

A paz do Senhor.

CSZ