quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Devem todos profetizar, no culto?

Luciana Sanches de Castro pergunta:

Graça e Paz, pastor Ciro!

Estou lendo o livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria, que ganhei da minha sogra. Estou no segundo capítulo do livro e tenho algumas dúvidas. Sabe, fiquei em alguns momentos confusa, imaginando: “Será que estou fazendo algumas coisas erradas diante de Deus?”
1) Em relação ao que o senhor diz na página 48, no tópico O que é o evangelho antropocêntrico, no terceiro parágrafo, eu posso ou não posso profetizar?
2) As palavras que saem da minha boca tem poder para abençoar e amaldiçoar?
3) É claro também que na hora do culto é preciso haver ordem e zelo ao entrar na casa de Deus, mas quando estou louvando ao Senhor eu não posso chorar ou falar alto, ajoelhada, me “derramando” diante do Senhor? Não estou dizendo em ficar brava, questionar a Deus ou brigar com Ele... Mas numa forma de quebrantamento e temor. Entendeu?
4) Ao ler a página 56, fiquei com dúvida em relação ao assunto “quebra de maldições”. Eu entendo que após aceitar a Jesus Cristo, nos tornamos uma nova criatura, e as coisas velhas já passaram. Mas, se a pessoa der brecha para a tentação do Inimigo, e este começar a imperar na vida dessa pessoa, não é preciso quebrar essa maldição à qual a pessoa deu legalidade? Não posso dar voz de comando para Satanás e seus demônios serem expulsos?
Bem, vou continuar lendo o livro e pedindo esclarecimento ao Espírito Santo para que eu faça à vontade do Senhor e seja submissa à sua Palavra. Desculpe-me das dúvidas existentes; eu estou no começo do livro e já fiquei tão confusa... Mas acho muito importante as pessoas serem alertadas enquanto há tempo, para não aborrecerem o Espírito do Senhor.

Deus o abençoe.

Pastor Ciro responde:

A paz do Senhor, Luciana!

Agradeço-lhe por me enviar esse e-mail e peço-lhe desculpas pela demora em lhe responder... Parafraseando aquele a quem chamam de “rei”, são tantos e tantos compromissos...

Bem, ainda antes de responder aos seus questionamentos, gostaria que você soubesse que tem o nome da minha esposa e o meu sobrenome! Minha esposa se chama Luciana Gomes Zibordi, e eu, Ciro Sanches Zibordi.

Você ganhou o livro Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria da sua sogra? Vocês se dão bem, não é? Ou ela lhe deu justamente esse livro para irritá-la? Risos...

Deixa eu começar a falar sério, pois você me fez difíceis perguntas...

1) A profecia, na Bíblia, é um dom do Espírito Santo. Não devemos confundi-la com qualquer declaração de fé e sair por aí profetizando na hora em que bem entendemos, achando que somos a “boca de Deus” na Terra, ainda que sejamos fiéis. Se você ler 1 Coríntios 12 a 14, saberá pela própria Bíblia que nem todos os crentes são profetas. Como, então, podem dizer uns aos outros, ao mesmo tempo, “Eu profetizo isso e aquilo”? Essa prática banaliza a profecia, pois o Espírito age particularmente como quer, e não quando alguém resolve nos mandar profetizar (1 Co 12.4-11; 14.1ss).
2) Leia com atenção o texto de Tiago 3.1-10 e você se convencerá de que não temos poder de abençoar ou amaldiçoar pessoas, no sentido de conferir-lhes bênçãos, diretamente, ou prejudicá-las mediante verberações. A passagem citada se refere a bendizer a Deus, no sentido de louvá-lo (cf. Sl 103.1,2), e a falar mal dos irmãos, isto é, caluniá-los ou murmurar contra eles (cf. Mt 7.1,2). Não se menciona o poder “criativo” ou “destrutivo” das palavras humanas, haja vista o poder estar na Palavra de Deus, e não em verberações humanas (Hb 4.12).
3) Eu não disse em parte alguma do meu livro citado que não se pode chorar, falar alto, expressar-se de joelhos, “derramando-se” diante do Senhor! Apenas citei algumas declarações em que tudo isso é mencionado junto com outras práticas reprováveis. Se você ler com mais atenção, verá que no próprio capítulo 2 afirmo que o crente pode e deve orar com choro na presença de Deus.
4) Esses modismos de quebrar maldições ou dar legalidade ao Diabo não têm base bíblica. Se você for uma crente fiel, não é preciso nada disso! Leia 2 Coríntios 5.17, Tiago 4.7 e 1 Pedro 5.8,9. Infelizmente, os crentes hoje valorizam muito mais Rebecca Brown, Mary Baxter, Benny Hinn, Kenneth Hagin, etc., do que as Escrituras. E esses autores possuem desvios terríveis da Palavra de Deus, haja vista não a considerarem a sua fonte primacial de autoridade.

Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida!

CSZ