terça-feira, 5 de agosto de 2008

Falsos profetas

Natália Ribeiro pergunta:

Olha, pastor Ciro, estive visitando seu blog, que conheci por meio de outro. Eu tinha interesse por um livro seu, Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria, que conheci numa livraria da CPAD. Fico muito feliz quando encontro pessoas compromissadas com a Palavra de Deus, que considero a única base verdadeiramente sólida para o cristão, apesar de Deus também usar outros meios. Vejo muitas verdades expostas no seu blog, mas não gostei do seu comentário sobre Benny Hinn. Será que essas críticas não têm servido mais de tropeço do que de advertência? Desculpe-me, mas realmente me senti incomodada ao ler suas críticas e ironias...

Fique na paz de Jesus.

Natalia Ribeiro

Pastor Ciro responde:

Prezada Natália,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe muito pelas palavras de incentivo, por ter visitado meu blog e pelo interesse por um de meus livros. Espero que você ainda esteja interessada em adquirir a obra...

Quanto aos artigos em que denuncio os desvios e blasfêmias de Benny Hinn, além dos engodos de outros que mercadejam a Palavra de Deus, gostaria que você refletisse sobre as inúmeras vidas que, enganadas, não conseguem abraçar ao verdadeiro evangelho de Cristo, tornando-se infrutíferas. Jesus condenou os fariseus por seus erros (Mt 23); Paulo fez o mesmo, citando inclusive nomes (2 Tm 4.10-15). Eu não costumo citar nomes, pois a nossa luta não é contra a carne e o sangue (Ef 6.12). Mas, no caso de Hinn, julgo necessário mencioná-lo, haja vista inúmeros pregadores jovens estarem seguindo aos seus passos.

Não devemos julgar pessoas no sentido de caluniá-las ou dizer inverdades acerca delas (Mt 7.1,2). No entanto, julgar, no sentido de exercer discernimento e apontar o que está errado, até de maneira irônica (pois a ironia nem sempre é negativa, podendo ser usada para persuadir alguém a desviar-se do erro, como fez o apóstolo Paulo), é bíblico (
2 Co 11.5-13; At 17.11; 1 Jo 4.1; Hb 13.9; 1 Ts 5.21; 1 Co 14.29; Mt 7.15-23; 1 Pe 4.17). Jesus mesmo disse: “... julgai segundo a reta justiça” (Jo 7.24).

Leia com oração e meditação o texto de Mateus 7.15-23, além dos outros citados. Devemos ter cuidado com os falsos evangelhos, que nada têm de evangélicos (2 Co 11.4; Gl 1.6-12; 1 Tm 6.3,4). Como saber se alguém é um falso profeta? Observe se ele busca receber glória dos homens ou se ele se comporta como um show-man. Olhe para a vida de Jesus. Ele deve ser o seu exemplo, e não Benny Hinn. Você se sente bem seguindo alguém que afirma, sem nenhum sentimento de culpa, que Satanás invadiu o corpo de Jesus na cruz?

Quanto aos outros nomes que a irmã citou, e eu omiti nesta resposta (visto que o meu objetivo não é expor pessoas), aconselho-a a refletir com base em 2 Timóteo 4.1-5. Tenha cuidado com as aparências (Gl 2.6). Falo com todo o respeito e amor cristão.

Que o verdadeiro Deus abençoe a sua vida!

CSZ