sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pedro foi o primeiro papa? Maria teve outros filhos?

A católica Míriam pergunta:

Jamais a Igreja Católica, em tempo algum, será abalada por pessoas que se dizem pastores de Cristo, ou mesmo por alguma seita ou por falsos profetas, que são desobedientes à Cristo e à sua Igreja, porque Cristo disse: “Pedro, tu és pedra e se tornou o primeiro papa”. Por que a sua desobediência? Seja obediente a Cristo, e todas as verdades virão a seu tempo. Por que atacar a própria Igreja Católica Apostólica Romana, se você ama mesmo Cristo? Deixe as agressões e as divisões de lado, pois você se diz cristão e agride os próprios cristãos. Deixe os cristãos em paz e faça jejum. Obrigada.

Míriam

Pastor Ciro responde:

Prezada senhora Míriam,

Agradeço-lhe por enviar-me o seu desabafo, acompanhado de alguns questionamentos. Embora eu não saiba exatamente o que motivou a sua revolta contra a minha pessoa, por assim dizer, tentarei responder às suas indagações.

Bem, a senhora diz que jamais a Igreja Católica, em tempo algum, será abalada por pessoas que se dizem pastores de Cristo, ou mesmo por alguma seita ou por falsos profetas. Concordo com a senhora, mas a Igreja Católica que jamais será abalada não é a Igreja Católica Apostólica Romana, e sim a Igreja Católica formada por todos os santos de todas épocas. E muitos desses santos foram assassinados, ao longo dos séculos, pelo romanismo, a
“outra Igreja Católica”. Não confunda a pura e imaculada Igreja, o Corpo de Cristo, com a Igreja Romana, que é apenas uma grande instituição religiosa, mas que não tem a Bíblia como a sua fonte primacial de autoridade.

A senhora cometeu dois erros graves: considerar desobediência da minha parte a não aceitação de que Pedro foi o primeiro papa; e, a fim de fundamentar essa dura acusação, modificar imprudentemente a declaração do Senhor Jesus constante em Mateus 16.18. Mas sei que os seus desvios, prezada Míriam, decorrem do seguinte fato: para os católicos romanos, a fonte máxima de autoridade não é a Palavra de Deus, e sim uma teologia extrabíblica, baseada na tradição papista.

Onde está escrito na Bíblia que Pedro foi o primeiro papa e que ele é a pedra fundamental da Igreja? Bem, se isso fosse verdade, Pedro teria sido um papa muito diferente... Primeiro, Cefas era repreensível (Gl 2.11) — é claro que Bento XVI também o é. Segundo, ele era casado (Mt 8.14,15). Terceiro, pobre (At 3.6). Quarto, nunca recebeu adoração ou veneração (At 10.25,26). Outrossim, quando foi mesmo que Pedro esteve em Roma?

A senhora está ciente de que desobedientes são aqueles que não seguem à Palavra de Deus? O que ela diz acerca do Senhor Jesus tem algum valor para a senhora? Em 1 Coríntios 3.11 está escrito: “... ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. Por que, então, o romanismo insiste em afirmar que Pedro é o fundamento da Igreja? Porque a fonte de autoridade dessa grande religião é a teologia papista. E, ao se firmar nela, os católicos consideram todas as outras fontes secundárias, inclusive a Palavra de Deus. Isso, sim, é desobediência!

É claro que os teólogos romanistas admitem crer na Bíblia! Mas dizer não é o mesmo que praticar, haja vista eles empregarem o texto sagrado convenientemente, a bel-prazer, fora de contexto, para corroborar o que o papismo afirma. Usam Mateus 16.18 para justificar a primazia de Pedro, ignorando que a pedra à qual Jesus fez referência é a própria declaração que o apóstolo fizera: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Aliás, o mesmo Pedro reconheceu — pregando e escrevendo — que Jesus é a pedra fundamental da Igreja (At 4.11; 1 Pe 2.4). Por que a senhora não lê em sua Bíblia essas referências?

Aproveitando o ensejo, onde está escrito, na Bíblia Sagrada, prezada senhora Míriam, que Maria é mediadora e que morreu virgem? A Palavra de Deus diz claramente que só existe um Mediador: Jesus Cristo (1 Tm 2.5; At 4.12; Jo 10.9; 14.6). E, como Maria teria morrido virgem, se as Escrituras, em Mateus 13.55, mencionam os outros filhos dela?

Não me venha com essa teoria extrabíblica e antibíblica de que os irmãos de Jesus eram primos, pois a própria Bíblia diz claramente que o Ele foi o primogênito de Maria, isto é, o seu primeiro filho (Lc 2.7). Ora, essa ênfase não é uma prova de que a mãe do Senhor teve outros filhos? Como a senhora mesma disse que todas as verdades virão a seu tempo, espero sinceramente que essas verdades bíblicas encontrem lugar em seu coração enquanto há tempo (Hb 3.15).

Em Cristo, o único Mediador,

CSZ