terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jugo desigual

Paulo César de Lima pergunta:

Pastor Ciro, o jugo desigual que a Bíblia menciona diz respeito somente à união de crente com o ímpio ou também se refere a idade? Estou namorando uma moça, e nós nos amamos muito; existe um grande respeito entre nós. Porém, ainda tenho receio de apresentá-la ao meu pastor, pois ela é nove anos mais velha que eu, apesar de aparentar a mesma idade.

O problema é que existe uma certa descriminação quando o homem é mais novo que a mulher... Gostaria que o senhor me tirasse essa dúvida. Posso continuar namorando essa jovem sem problema algum?

Deus o abençoe.

Pastor Ciro responde:

Caro Paulo César,

A paz do Senhor.

O jugo desigual mencionado em 2 Coríntios 6.14-18 relaciona-se a incompatibilidades de ordem espiritual. Diante Deus há dois tipos de pessoas: as que estão do lado de dentro, isto é, os filhos de Deus; e as que estão do lado de fora, os filhos do Diabo (Mc 4.11; 1 Tm 3.7; 1 Jo 3.10). Isso significa que o cristão salvo não deve ter comunhão ou amizade íntima com os infiéis, os incrédulos. Jugo desigual é qualquer sociedade com os ímpios: nos negócios, no namoro, no casamento, etc.

Quanto à diferença de idade entre namorados cristãos, isso não chega a ser um jugo desigual, mas uma incompatibilidade. A Palavra de Deus não condena o casamento entre pessoas que possuam uma grande diferença de idade, mas temos de usar o bom senso e refletir sobre as conseqüências de nossas decisões.

É comum vermos casamentos em que os homens são três, cinco, sete ou até dez anos mais velhos que as mulheres, pois já está comprovado que elas amadurecem mais rápido, fazendo com que tais diferenças etárias não sejam tão relevantes. Mas o inverso é um pouco mais difícil de se aceitar porque, geralmente, a mulher, em razão de seu amadurecimento acelerado, perde um pouco da beleza e da formosura. É muito desagradável, inclusive, quando alguém, em decorrência dessa diferença etária, pensa que a esposa de alguém é a sua mãe...

Hoje você tem vinte, e ela 29. Uma tendência é que ela sempre seja um pouco controladora, exigente, partindo-se do pressuposto de que é mais experiente que você. É preciso muito diálogo, a fim de que vocês se entendam e se ajustem depois do casamento. Afinal, como vocês permanecerão juntos se não estiverem de acordo, como lemos em Amós 3.3?

Você me pergunta se pode continuar namorando essa jovem mais velha. E eu lhe respondo que isso deve ser analisado por vocês, em oração, com calma. É claro que vocês se amam, e o amor a tudo supera. Se há esse sentimento de fato em vocês, não é uma diferença de idade que os atrapalhará, porém o amor não é estático. Ele pode crescer, diminuir ou até acabar. Portanto, há um grande desafio: manter a chama do amor acesa, haja o que houver. Caso contrário, os problemas que eu citei serão ainda mais difíceis para vocês.

Que o Senhor Jesus os oriente, a fim de que tomem a decisão certa e sejam felizes!

CSZ