quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quais os sintomas do batismo no Espírito?

Geise Alves Oliveira pergunta:

Olá, paz do Senhor Jesus Cristo, amado pastor Ciro! Sou sua leitora, dos livros Evangelhos que Paulo jamais pregaria, Erros que os pregaodres devem evitar, bem como de seus blogs. Gosto da sua postura em defender a Palavra do Senhor. Nossas opiniões sobre diversos assuntos têm sido iguais. Quanto ao batismo no Espírito Santo, quais são os sintomas de uma pessoa que está sendo batizada. Como ela reage? Já que o amado pastor tem condenado várias reações, gostaria de saber quais são os tais sintomas, a fim de não confundir uma pessoa verdadeiramente batizada com outras manifestações estranhas. Agradeço desde já.

Pastor Ciro responde:

Minha amada irmã Geise, a paz do Senhor! Fiquei feliz e sobremodo honrado em saber que você é leitora de meus escritos. Que bom que temos afinidade quanto às doutrinas esposadas na Palavra de Deus!

Quanto ao batismo no Espírito Santo, que também pode ser chamado de batismo com o Espírito Santo, o capítulo 2 de Atos é bastante claro. Trata-se o tal batismo de um revestimento de poder do alto (At 1.8; Lc 24.49), cuja evidência é falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas de quem as pronuncia. Essas línguas são, inicialmente, o sinal de que o crente foi agraciado com o mencionado dom, mas não devem ser confundidas com o dom de variedade de línguas. O revestimento de poder (batismo no [com o] Espírito Santo) é a porta para a manifestação dos dons como ministérios específicos e manifestações esporádicas na igreja (estude 1 Coríntios 12 a 14).

Minhas críticas às manifestações estranhas que ora ocorrem em algumas igrejas ditas pentecostais estão embasadas na Palavra de Deus. Em muitos lugares, crentes têm recebido unções do riso, de leão, de cachorro, de lagartixa, etc. Nada disso resiste a uma análise bíblica, posto que o culto pentecostal deve ter decência e ordem (1 Co 14.40). Daí o apóstolo Paulo ter dito, em 1 Coríntios 14.37: “Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”.

Em Cristo,

CSZ