segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Envolvimento homossexual

S. pergunta:

A paz do Senhor, reverendo Ciro. Tive recentemente um envolvimento com uma pessoa do mesmo sexo que eu. Meus pais não podem saber desse acontecido, mas já acabou, graças à Deus. Quero saber o que fazer para tirar esse peso do meu coração. Tenho 15 anos. E sou evangélica. Aguardo a resposta. Amei o seu livro Adolescente S/A.

Até breve.


Pastor Ciro responde:

Prezada S.,

A paz do Senhor!

Não precisa me chamar de reverendo (risos). Agradeço-lhe pela menção ao livro Adolescentes S/A. Fico feliz a cada e-mail que recebo de pessoas como você, pois é maravilhoso saber que tenho conseguido falar a líderes, obreiros, pregadores e também a jovens e adolescentes. Isso é difícil, pois sempre temos facilidade de falar a um tipo de público específico ou a públicos com características semelhantes, e, no meu caso, tenho conseguido, por meio da escrita, atingir a públicos distintos. Glória a Deus!

Você diz que recentemente teve um envolvimento com uma pessoa do mesmo sexo e dá a entender que foi um envolvimento pecaminoso, pois, do contrário, não haveria necessidade de escondê-lo de seus pais. Bem, não quero que pense que sou muito ingênuo para não ler o que está nas entrelinhas, mas nem todo relacionamento entre pessoas do mesmo sexo é pecaminoso. Você já leu sobre Davi e Jônatas? O amor que os unia era tão grande (1 Sm 20), a ponto de muitos hoje, por não conhecerem os princípios da Palavra de Deus, apressarem-se a dizer que eles tiveram um envolvimento homossexual.

No seu caso, além de querer esconder o ocorrido de seus pais, você sente um peso em seu coração. Mesmo eu não sabendo exatamente o que ocorreu, sou levado a pensar que vocês mantiveram uma relação íntima, proibida, e nesse caso vocês realmente pecaram contra Deus. Por outro lado, vejo que você está muito arrependida, desejosa de esquecer-se do que fez e nunca mais praticá-lo. Se é isso, menina, você está agindo corretamente.

Não pense que eu vou lhe dizer que o seu pecado foi leve, que isso é coisa de adolescente, etc. É claro que, aos 15 anos, alguns parafusos ainda estão meio soltos, reconheço, mas você já tem plena consciência do que faz e deve ser responsável por seus atos. Não vou discorrer sobre o pecaminoso relacionamento homossexual, à luz da Bíblia, pois você mesma reconhece que pecou. E você pecou conscientemente, o que, de certa forma, qualifica o seu erro.

Que você cometeu um grande erro, isso tenho de lhe dizer. Mas eu também devo lhe dizer que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7). A Palavra de Deus assevera que o Senhor Jesus é o nosso Advogado (1 Jo 2.1). Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9). E o conselho final que lhe dou — na verdade, não é um conselho meu, e sim da Palavra de Deus — é que confesse o seu pecado e o abandone de uma vez por todas (se é que ainda não o abandonou), firmando-se no Senhor (Pv 28.13; Ef 6.10). Só assim você terá um bom futuro.

O Senhor perdoa, esquecendo-se definitivamente dos nossos pecados, posto que os desfaz como a névoa e os lança nas profundezas do mar (Is 38.17; 43.25; Mq 7.19). Porém, num dos textos citados acima, está escrito: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). Lembre-se de que Deus ouve a nossa confissão, mas a nossa vitória ocorre mesmo quando fazemos a nossa parte (Tg 4.8).

Que o Senhor Jesus guarde o seu coração.

CSZ